BELEZA DE DENTRO PRA FORA – SUCOS RÁPIDOS

0
50

Olá meninas…

Falar da beleza também envolve falar da alimentação. Você pode gastar rios de dinheiro com os últimos lançamentos da cosmetologia, porém se uma excelente alimentação não for aliada aos tratamentos, o resultado também não será eficiente.

Uma boa alimentação inclui vitaminas, minerais e proteínas, que fortificam pele, cabelos e unhas.

Sendo assim, o post de hoje é uma grande dica de como cuidar da beleza de dentro pra fora. E sempre lembrando que prevenir é o melhor remédio.

Quem nunca ouviu a expressão: você é o que come? Na correria do dia-a-dia, muitas pessoas preferem opções mais rápidas de refeições como fast-food  e enlatados ao invés das mais saudáveis. “Em longo prazo as consequência desta praticidade será notada na balança, cabelos, unhas, pele e na saúde”, enfatiza a nutricionista Liane Buchman, da Clínica BodyHealth, Bodytech Eldorado.

“Todos os excessos causam mal a saúde e a pele também é afetada. Para algumas pessoas é praticamente impossível resistir à combinação de batata-frita, hambúrguer e refrigerante. A composição destes alimentos introduz excesso de proteínas, gorduras (a maior parte saturada, altamente prejudicial) e açúcares, além da deficiência de vitaminas, de sais minerais e fibras”, ressalta a Dra. Livia de Andrade Bessa, médica dermatologista do Centro Dermatológico Giovanni Bojanini.

Os alimentos tem poder regenerador e podem tornar a vida mais prazerosa. As frutas vermelhas são ricas em flavonoide antocianina que possui ação antioxidante, ou seja, combate os radicais livres – responsáveis pelo envelhecimento precoce. Além disso, previnem o surgimento de rugas, doenças cardiovasculares, câncer e tem ação antitumoral e anti-inflamatória.

Uva, cereja, ameixa, framboesa, morango, amora, maça, groselha vermelha, açaí, mirtilo, cramberry podem ser consumidos diariamente e permitem fazer pratos deliciosos, sucos, salada de frutas e batidos com iogurte.  Segundo Liane – “o fundamental é não exagerar em nada. Não existe fórmula mágica para se manter bela e saudável. A dica é ter vida regrada, dieta balanceada e exercícios na medida”.

Na opinião da médica, uma boa alimentação é importante para manter a pele, cabelos e unhas saudáveis. “Unhas fracas e queda de cabelo podem ser um alerta para alguma deficiência de vitaminas, sais minerais (ferro, principalmente) ou mesmo uma doença mais grave, como o hipotireoidismo. As vitaminas A, C, E e as do complexo B ajudam a ter pele e cabelos bonitos. A vitamina A é responsável pela renovação celular, C e E protegem conta o envelhecimento e  têm ação antioxidante. Cada uma destas vitaminas é encontrada num grupo específico de alimentos, que em uma dieta equilibrada tem suas necessidades facilmente supridas.”, relata.

Para ter cabelos, unhas, pele bonita e saudável é recomendado investir em:

–  Frutas cítricas: limão, laranja e tangerina são ricas em vitamina C fundamental para a síntese do colágeno – proteína que dá estrutura para a pele, cabelo e unhas.

–  As oleoginosas: castanha do Pará (selênio), amêndoas (cromo) e nozes (magnésio) – contêm vitamina E e gorduras monoinsaturadas.

–  A linhaça possui gordura poliinsaturada, vitamina E e lignanas (substância importante pela apoptose: morte de células defeituosas) e isoflavonas (substância semelhante ao estrógeno: hormônio feminino muito importante para a beleza e feminilidade). É uma excelente opção de gorduras insaturadas: Ômega 3 e 6 – previnem o envelhecimento precoce da pele e melhora a circulação.

–  O temido ovo, em especial a gema é rica em biotina (vitamina H). Trabalha como enzima, processa gorduras, açúcares, proteínas e carboidratos. Gera energia para o corpo e atua no sistema nervoso como calmante.

–  O abacate além de ser uma boa fonte de vitamina E é rico em compostos fenólicos responsáveis por aumentar as defesas antioxidantes do nosso organismo.

–  Cenoura, abóbora e tomate: alimentos ricos em carotenoides são excelentes antioxidantes, auxiliam na reparação das células e na pigmentação da pele responsáveis pela cor bonita e bronzeada.
A nutricionista Liane Buchman preparou algumas receitas com ingredientes que ajudam a ter pele e cabelos saudáveis e outras dicas estão disponíveis no site: http://br.portavoz.com.br/alimentacao-e-aliada-para-a-saude-da-pele-e-cabelo/

Suco Antioxidante de Frutas VermelhasIngredientes:
2 xícara de frutas vermelhas congeladas (cerejas, morangos, amoras e mirtilo)
200 ml de suco de romã ou cranberry
200 ml de água gelada
Preparo: Bater todos os ingredientes no liquidificador e sirva-se.

 

Chá de Gengibre e Uva
Ingredientes:
1 xícara de chá de gengibre fatiado
2 xícaras de chá de suco de uva integral
4 xícaras de chá de água
Mel ou adoçante de sua preferência a gosto
Preparo: Aqueça a água. Acrescente o gengibre e aqueça um pouco mais. Junte a o suco de uva e misture bem. Desligue o fogo. Adoce a gosto. Sirva morno.

 

Pudim Leve de Uva
Ingredientes
2 envelopes de gelatina em pó sem sabor
1 xícara (chá) de água
1 iogurte natural desnatado
¾ xícara (chá) de ricota light
2 xícaras (chá) de suco de uva integral sem açúcar
1 colher (sopa) de adoçante culinário em pó
Preparo: Misture a gelatina na água e leve ao micro-ondas para dissolver por 10 segundos. Bata no liquidificador o iogurte, a ricota, a gelatina dissolvida, o suco de uva e o adoçante até obter um líquido homogêneo. Coloque o creme em uma forma para pudim ou em forminhas individuais e leves à geladeira até que fique firme.

Biscoito de Sementes
Ingredientes:
1 ¾ xícara (240g) farinha de trigo integral
1/3 xícara (50g) de sementes de gergelim
1/3 xícara (50g) de sementes de girassol
1/3 xícara (50g) de sementes de abóbora
140ml de água
3 colheres de sopa de azeite
2 colheres de sopa de mel (ou outro adoçante para forno e fogão)
Preparo: Coloque as sementes num processador de alimentos. Junte o restante dos ingredientes e misture bem, até a massa ficar pegajosa. Divida a massa em 5 porções. Com um rolo de amassar, alise a massa em uma superfície bem enfarinhada e corte com uma faca a massa em quadrados. Distribua os quadrados em uma forma com papel vegetal e coloque no forno por 20 minutos.

Sugestão: vire os crackers quando fechar 10 minutos.

Rendimento: 60 porções

Então meninas, gostaram das dicas?

Receitas fáceis, saúdáveis e rápidas de serem preparadas. Vale a pena experimentar… Adoro criar sucos assim e garanto que o resultado para a pele é muito bom.

Enfim, já sabem que uma dica como essa deve ser compartilhada… Vale ouro… Afinal quem não quer estar sempre bonita ?

Espero que tenham gostado e que possam tirar o máximo de proveito das dicas.

Saúde e Beleza já meninas !!!

Beijos,

Alessandra Castro

 

 

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here