A IMPORTÂNCIA DO ALOGAMENTO PARA MELHORA DO DESEMPENHO NOS TREINOS

0
135

Você sabia que fazer alongamento diariamente pode melhorar muito o desempenho nos treinos e evitar lesões?

Isso porque ele faz com que a sua mobilidade articular melhore e promove o relaxamento e recuperação do músculo.

A professora da Bio Ritmo, Letícia Klimas, considera o alongamento parte essencial da rotina de exercícios de quem treina, principalmente para aqueles que realizam atividades físicas bastante intensas e de grande impacto. “O ideal é realizar de 15 a 30 minutos de alongamento por dia, fora do horário do treino.  Porém, para obter um resultado efetivo em relação à flexibilidade e mobilidade do corpo e das articulações, o exercício deve ser feito isoladamente”, explica Letícia.

Mas lembre-se, o alongamento não serve como aquecimento. Esse deve ser feito com alguma atividade aeróbica, pois o objetivo dele é fazer a transição do estado de repouso em que o corpo se encontra, para o estado de atividade metabólica, e dar condições para que o músculo produza mais energia na hora que o exercício começar.

O alongamento quando realizado após o treino, também serve como um relaxante muscular e articular. “Se a pessoa fez um treino exaustivo ou aeróbio ou de musculação/funcional, deve alongar de maneira leve a moderada, pois as articulações estarão cansadas e a chance de se machucar é grande”, explica a especialista da Bio Ritmo.

A recomendação para os alongamentos são 20 segundos na mesma posição em cada exercício, para que ocorra adaptação muscular. Letícia sugere alongar os principais músculos que serão utilizados no treino. E se o alongamento for realizado isoladamente, é importante trabalhar todos os músculos do corpo, para um resultado efetivo em flexibilidade.

Então diante dessas informações podemos incluir essa prática em nossa rotina tranquilamente.

Bem-estar para corpo e mente garantido !

Gostaram do post ?

Aguardo vocês para a próxima dica !

Beijos,

Alessandra Castro

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here